Estética para Gestantes e Cuidados


Gravida, Gestante, M, Mãe, Gravidez, Mulher Gravida
 Na gestação, ocorrem muitas mudanças no nosso corpo gradualmente.Existem também as mudanças devido à alterações hormonais, como as mudanças na pigmentação da pele, nos cabelos, unhas, etc
Devido as alterações hormonais, podem surgir edemas, varizes, estrias e manchas na pele.
A gestante pode fazer nesse momento tão especial, alguns Tratamentos corporais e faciais, como prevenção para amenizar as mudanças naturais que acompanham o período da gravidez.
Como por exemplo:
Hidratação Corporal, para evitar a formação da estrias, principalmente no abdomêm e seios.O clássico que conhecemos é o óleo vegetal de amêndoas, que deve ser utilizado durante toda a gestação, deve ser utilizado principalmente no abdomêm.
A Drenagem Linfática corporal, é a massagem mais indicada para a gestante, porque alivia os edemas, melhorando a circulação e desintoxicando o corpo. Um cuidado é que para realizar a drenagem Linfática Corporal a gestante precisa ter autorização médica e somente à partir do quarto mês de gestação poderá realizar a drenagem, com um profissional habilitado para isso. (A Drenagem linfática Corporal, é realizada com movimentos leves e não deve causar hematomas).
Quanto aos cuidados com a pele do rosto, a gestante, pode realizar limpeza de pele, Hidratação facial e drenagem facial, mas sem uso de aparelhos estéticos.
Na gestação as mudanças hormonais pode causar muitos problemas na pele, como a acne, por isso a limpeza de pele é muito importante nesse período, para controlar o problema e a hidratação também será importante para equilibrar a pele.
Quanto as manchas que podem surgir neste período(melasmas e cloasmas), a gestante deve prevenir, usando um bom filtro solar diariamente. Os tratamentos para as manchas poderão ser realizados após a gestação, porque a gestante não pode usar nenhum tipo de ácido, ou aparelho como o laser.
Outro cuidado que a gestante deve ter é quanto ao uso dos óleos essenciais:
Alguns óleos essenciais elementos químicos que podem induzir à contrações uterinas e a consequente aborto.Outros óleos essenciais tem também propriedades emenagogas(induzem à menstruação).
Toda a gestante deve evitar o uso de óleos essenciais até o 5º mês de gestação.

Os óleos essenciais considerados de risco para a gestante são:

Alecrim, Anis, Arnica, Artemísia, Bétula, Cânfora, Cedro, Cipreste, Endo, Erva-doce, Sálvia Esclaréira e Dalmaciana, Hissopo, Hortelã-Pimenta, Jasmin, Manjericão, Manjerona, Mirra, Orégano, Poejo, Rosa, Salsa, Tomilho, Wintergreen e Juniporo(Zimbro). 

Óleos Essenciais com propriedades emenagogas(induzem à mesntruação):

Alecrim QT1, Camomila, Salvia Escláreira, Hissopo, Lavanda, Manjericão, Mirra, Rosa, e Zimbro(Juniporo).

Os óleos essenciais de Lavanda, Camomila e rosa, mesmo sendo emenagogas, podem ser utilizados desde que diluídos. Uma gota de óleo essencial para 30 ml de óleo vegetal que pode ser de amêndoas ou de de semente de uva.

Após o 5º mês de gestação, a gestante poderá utilizar alguns óleos essenciais, com orientação de um profissional e sempre diluídos em óleos vegetais.

A gestante bem orientada poderá cuidar da sua beleza sem riscos e ter neste momento único e especial toda a tranquilidade e segurança que merece.


Fátima Mendes- Esteticista formada pelo Senac e Massoterapeuta formada pelo Eoma- Escola de Massagem e Acupuntura.

Comentários

  1. Obrigada pela visita, viemos para segui-la, mas não achamos o gadget, quando colocar nos avise.

    Um abraço

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas